O QUE É SABEDORIA MORAL?

sabedoria-9

A primeira vez que encontrei essas duas palavras juntas foi estudando sobre Confucio, então resolvi pesquisá-la e encontrei-as quase juntas numa frase de Mahatma Ghandi, que dizia o seguinte:

O que destrói a humanidade?

Política, sem princípios;
Prazer, sem compromisso;
Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter;
Negócios sem moral;
Ciência sem humanidade;
Oração sem caridade.

Mahatma Gandhi

Então achei uma coincidência muito boa, pois encontrei sabedoria moral na vida de dois homens que admiro muito suas histórias de vida, na tentativa de salvar pessoas das injustiças ou melhorar a vida daqueles que viveram em suas épocas. Confucio viveu de 551 a.C. a 479 a.C. e Gandhi de 1869 a 1948, nos séculos 19 e 20, você encontra um pouco mais sobre eles na página de filmes do blog.

Então, vamos aprender o que pode ser sabedoria moral?

Comecemos pela moral. Ela é uma palavra derivada do latim relacionada aos costumes, que são regras para uma sociedade ou cultura e podem ser obrigatórias ou não. Na gramática romana moral foi uma tentava de traduzirem a palavra grega êthica. Para os gregos a palavra êthica possuia dois sentidos: o primeiro derivava de êthos, que significava aquilo que gera uma ação genuinamente humana ou que brota de dentro do homem, da sua intenção e o segundo sentido deriva de éthos, que seriam os hábitos, costumes, usos e regras, ou seja, os valores. Com ética e moral temos os bons valores e princípios ideais para o comportamento humano perante a sociedade, fundamentados em bons costumes, mas também fundamentados na razão e não no fanatismo. Usarei dois exemplos de moral que poderiam melhorar o mundo, um é a margem de lucro de um comerciante calculada honestamente, o outro me inspirei na frase de Gandhi acima e é não ficar rico sem trabalho, ou seja, quem fica rico às custas do trabalho do outro não tem moral, é desonesto.

Agora vamos para a sabedoria. Podemos dizer que sabedoria é uma facilidade mental de ser inteligente, ou seja, raciocinar, planejar, resolver problemas, ter ideias e compreendê-las facilmente. Sabedoria é aquilo que o sábio tem.

Agora podemos imaginar o que é sabedoria moral, ela é a facilidade mental que o indivíduo tem para praticar os bons costumes, hábitos e valores que ajudam os seres humanos a viverem bem em sociedade. É fazer as coisas certas naturalmente, pensando que o homem existe para ser honesto, gentil, educado, humilde e inteligente. Todos podemos ser sábios, às vezes pensamos que não, mas se tivermos paciência, se não desistirmos de praticar o bem, as coisas melhoram, dão certo e se encaixam, basta acreditar.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s