SAI BABA :: GAYATHRI MANTRA

Mantra

O Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduismo. Consiste no prefixo :oṃ bhūr bhuvaḥ svaḥ ॐभूर्भुवस्वः, uma fórmula tirada do Yajurveda, e o verso 3.62.10 do Rig Veda (que é um exemplo da métrica Gayatri). Porque todos os outros três Vedas contêm muito material reorganizado do Rig Veda, o Gayatri mantra é encontrado em todos os quatro Vedas. O deva invocado neste mantra é Savita, e conseqüentemente o mantra também é chamado de Sāvitrī.

Amplamente aclamado na Índia e por hindus, a posição suprema do Gāyatrī Mantra é mais adiante aumentada pela proclamação do Senhor Krishna no seu discurso espiritual, o Bhagavad Gita, que entre os mantras ele é o Gāyatrī. O Gayatri Mantra é proclamado no Gita como a Oração Universal, sem consideração de casta, credo ou sexo. É uma oração com o propósito de proteger qualquer indivíduo, e, quando expressado com imensa devoção e concentração, vai proteger a pessoa. Contudo, uma pronúncia adequada é necessária e espera-se que a pessoa seja um vegetariano rígido.

Texto

Veja Sânscrito para detalhes de pronúncia.

ॐ भूर्भुवस्वः ।
तत् सवितुर्वरेण्यं ।
भर्गो देवस्य धीमहि ।
धियो यो नः प्रचोदयात् ॥
Om bhūr bhuva svar
tat savitur varenyam
bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo nah prachodayāt

Tradução

Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sobre o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie na jornada para a morada sagrada.

Tradução de Shri Prem Baba, Sachcha Mission

(a,b) “Que nós possamos atingir aquela excelente glória de Savitr :(c) “Para que, assim, ele possa estimular as nossas orações.”

Explicação palavra-por-palavra (palavras não estão na ordem exata):-

  • om O som sagrado, ver Om.
  • bhū ‘terra’
  • bhuvasatmosfera
  • svarluz, céu, espaço
  • dhīmahi ‘Que nós possamos atingir’ (1a pessoa plural médio optativo de dhā- ‘Pôr, trazer, fixar’ etc.)
  • tat vareṇyam bhargas ‘aquela excelente glória‘ (acusativos de tad (pronome), varenya- ‘desejável, excelente’ e bhargas- ‘radiância, lustre, esplendor, glória’)
  • savitur devasya ‘de Savitr o Deus’ (genitivos de savitr-, ‘estimulante; nome de uma deidade solar’ e deva- ‘deus’ ou ‘demi-deus’)
  • yaḥ pracodayāt ‘que possa estimular’ (nominativo singular do pronome relativo yad-; causativo 3a pessoa de pra-cud- ‘colocar em movimento, apressar, persuadir, impelir, impulsionar’)
  • dhiyaḥ naḥ ‘nossas orações‘ (plural acusativo de dhi- ‘pensamento, meditação, devoção, oração’ e naḥ enclítico pronome pessoal)

Outras traduções, circunluções e interpretações:

“O Sol Supremo e Todo-Poderoso nos impulsiona com o seu divino brilho para que então nós possamos atingir uma nobre compreensão da realidade.”
“Ó Deus, Tu és o doador da vida, o removedor da dor e da tristeza, que garante a felicidade; Ó Criador do Universo, possamos nós receber a Tua suprema luz, destruidora dos pecados; possa Tu guiar o nosso intelecto no caminho certo.”
“Desvele, Ó Tu que deste mantimento ao Universo, de quem tudo procede, a quem tudo deve retornar, aquela face do Verdadeiro Sol agora oculto por um vaso de luz dourada, que nós possamos ver a verdade e fazer o nosso dever inteiro na nossa jornada ao teu assento sagrado.”
“Ó matéria-energia-mente (universo triplo); Nesta digna fonte de luz espiritual divina, medita: assim, ilumina o nosso intelecto.”
  • Times Music
“Ó, Criador do universo! Meditamos sobre Teu supremo esplendor. Possa Teu radiante poder iluminar o nosso intelecto, destruir os nossos pecados, e nos guiar no caminho certo.”
Anúncios

Um comentário a “SAI BABA :: GAYATHRI MANTRA

  1. Pingback: MANTRAS | ORLANDO ORÁCULO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s